O Registro de Eletrônico de Ponto (REP), é uma forma eficiente para controlar a presença de funcionários da sua empresa, o controle de forma eletrônica é menos propício a falhas e fraudes do que os controles manuais e mecânicos.
Para adotar o REP em sua empresa, é necessário que o equipamento de registro de ponto seja homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Este, além de registrar eletronicamente, também imprime um comprovante para que o funcionário possa controlar seus horários e se resguardar em caso de possíveis erros no futuro.
O não cumprimento das normas determinadas pelo MTE está sujeita a sanções legislativas e pagamento de multa pelos órgãos fiscalizadores.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de comprar um relógio de ponto eletrônico para sua empresa e sempre surgem dúvidas com relação à aquisição de um REP.
Homologação pelo INMETRO
Verifique se o equipamento que vai adquirir é homologado pelo INMETRO pois só assim você tem a garantia de que o relógio de ponto atende às normas exigidas pelo MTE e INMETRO. Somente com um relógio de ponto homologado você tem o respaldo jurídico das informações.
Reputação da marca
Pesquise sobre a reputação do fabricante e do modelo que pretende adquirir. Uma rápida pesquisa na web pode indicar se os clientes que compraram esse produto estão satisfeitos ou não.
Autonomia da bobina de papel
Os relógios de ponto homologados pelo INMETRO devem imprimir um comprovante para cada marcação feita pelo empregado. Assim quanto mais comprovantes for possível imprimir sem a troca da bobina, menor a necessidade de manutenção.
Robustez e durabilidade do produto
Sempre que possível solicite uma demonstração pessoal do relógio, pois é comum o caso de clientes que fazem a compra baseados em imagens da internet ou de catálogos e se decepcionam com a fragilidade do produto ao recebê-lo.
Não adianta pagar barato na hora da compra e depois ter gastos excessivos com manutenção. Pior ainda é o inconveniente de ter um equipamento de uso diário parado.
Cartão ponto tradicional
Para algumas microempresas o cartão ponto tradicional também pode ser uma opção. Mas avalie bem a relação custo/benefício pois essa solução pode demandar algumas horas de trabalho com cálculos e verificações.
A JOPAVI conta também com o SAPEwin, software para gestão das informações coletadas pelo REP. O SAPEwin oferece controle das entradas, pausas e saídas dos colaboradores, banco de horas e horas extras, além de emitir relatórios completos.
Quer reduzir a conta de energia da sua casa ou empresa em até 95%? A JOPAVI Energias comercializa sistema de geração de energia solar, é a nova empresa do Grupo Jopavi.
Conheça a Jopavi Energias Renováveis